
procedimento
Remoção de craniofaringioma em criança por via endonasal
O Instituto Neoro celebra o sucesso de um procedimento delicado e de alta complexidade realizado em uma criança de 9 anos: a remoção de um craniofaringioma.
Liderado pelo Dr. Bruno Castro e equipe, o procedimento foi conduzido por uma técnica minimamente invasiva através da via endoscópica (endonasal). Este tipo de tumor surge na base do crânio, na profundidade do nariz, e pode afetar estruturas críticas como o nervo óptico, que no caso desta paciente, causou perda de visão, sendo este o primeiro sintoma apresentado.
A grande vantagem da via endoscópica é a sua segurança e eficácia: ela permite um melhor resultado, menor manipulação do tecido nervoso e dispensa a abertura do crânio ou a manipulação direta do cérebro. O procedimento contou com o auxílio fundamental da equipe da Dra. Andressa Zanuncio (Otorrinolaringologista).
A cirurgia foi um sucesso, e a paciente foi encaminhada para a UTI para monitorização pós-operatória de rotina. Mais um caso que reforça o compromisso do Instituto Neoro com a inovação e o cuidado de alta precisão.



